Pergunta

Quero comprar um utilitátio ( Pick-up ) 4×4.

Qual é o mais recomendável, custo benefício.

Grato,

Carlos Formanek

Resposta

Prezado Carlos,

Uma boa maneira de responder seus questionamentos é em função dos volumes de vendas:

Vejamos os números nos últimos três exercícios dos principais modelos deste mercado:

Ano 2000:

Chevrolet S10: 24.464 unidades vendidas
Ford Ranger: 15.545 unidades vendidas
Mitsubishi L200: 6.306 unidades vendidas
Toyota Hilux: 7.775 unidades vendidas

Ano 2001:

Chevrolet S10: 27.511 unidades vendidas
Ford Ranger: 14.188 unidades vendidas
Mitsubishi L200: 8.559 unidades vendidas
Toyota Hilux: 7.636 unidades vendidas

Ano 2002 (até junho):

Chevrolet S10: 11.535 unidades vendidas
Ford Ranger: 5.752 unidades vendidas
Mitsubishi L200: 5.422 unidades vendidas
Toyota Hilux: 7.747 unidades vendidas
Nissan Frontier: 1.162 unidades vendidas

Pelos números acima já da para se tirar algumas conclusões: GM e Ford juntas representam 80% deste mercado. Existem duas explicações para isto:

São fabricantes mais antigos em nosso mercado, com a tradição da marca junto aos usuários, maior pontos de vendas e foram os anteriores produtores de picapes D20 e F1000, que tiveram muitos clientes que migraram para este segmento das picapes médias.

Ainda naqueles números acima, os dois primeiros colocados oferecem vários tipos de motorização (gasolina / diesel) e acaba aumentando em muito o número de potencias compradores.

Ainda que neste mercado 80% dos veículos comercializados possuem motorização a diesel, os fabricantes de picapes com motores alternativos a gasolina, começam a colher os frutos de uma nova estratégia comercial. Estas opções a gasolina já fornecem potencia suficiente em motorizações de 4 cilindros, situação inexistente no passado.

Antes eram duas alternativas: ou motores de seis cilindros para cima, que representavam ótimo desempenho, mas com excessivo consumo de combustível, ou os motores a diesel, que representavam uma excelente economia de combustível mas o investimento inicial no veículo era muito elevado.

Uma coisa importante a saber é em relação ao seu orçamento previsto:

Uma Chevrolet S10 tem valor sugerido entre R$ 28.185,00 até R$ 72.450,00

Uma Ford Ranger também varia entre R$ 30.870,00 até R$ 69.990,00

Os modelos disponíveis somente com motorização a diesel tem preços iniciais mais elevados:

Nissan Frontier: de R$ 53.990,00 a R$ 68.900,00

Mitsubishi L200: de R$ 51.886,00 a R$ 56.985,00

Toyota Hilux: R$ 38.062,00 a R$ 70.806,00

Todos os veículos disponíveis neste mercado são exemplos de excelentes produtos da industria automotiva mundial, no segmento das picapes médias.

Se sua opção fosse por uma picape com motorização a diesel nossa recomendação seria pelo produto da Nissan. Representa o mais novo lançamento do fabricante, agora sendo produzida em nosso mercado. O modelo aqui lançado é muito parecido com o modelo disponibilizado nos EUA, com a diferença da motorização, ou seja, estamos falando de um produto bem competitivo.

Somente como exemplo a Toyota que compete com a Frontier naquele mercado é da linha Tacoma e não a família Hilux, ou seja, o produto da Toyota está um pouco defasado nesta competição.

Existe uma explicação: a Toyota fabrica seu modelo Hilux na Argentina e o mesmo é importado com incentivos fiscais do comércio da América Latina. Importar a linha Tacoma dos EUA ou Japão representaria um preço final muito elevado.

Se sua opção for por um modelo a gasolina a Ford passa a ser melhor alternativa. Não por aspectos técnicos, pois Ranger e S10 se assemelham muito neste quesito, mas em termos de design o modelo Ford leva ainda uma vantagem.

Tudo irá depender de seu orçamento e a decisão gasolina x diesel será muito importante nesta.

Vamos anexar algumas consultorias já respondidas para o segmento das picapes médias e algumas tabelas comparativas. Seria um material adicional e importante à sua decisão futura.

Se a opção for por um modelo a diesel a depreciação do elevado investimento frente ao modelo a gasolina só irá ocorrer se você rodar muitos quilômetros ao mês. Esta é uma conta que ninguém faz nas deve ser pensada.

Aguardamos vossos comentários para que possamos dar um maior foco na consultoria, considerando aspectos técnicos e comerciais do modelo escolhido.

Prezado Colega,

Esperamos ter atendido suas expectativas. Se ainda existirem dúvidas ou outras considerações, permanecemos a inteira disposição para esclarecimentos adicionais, que se fizerem necessários.

Dois pontos importantes para o nosso Projeto:

1) Gostaríamos de receber sua sincera opinião sobre a consultoria recebida.
2) Como você tomou conhecimento de nossos serviços / Site ???

Se você gostou de nossos serviços, sua contribuição no Projeto é a divulgação do mesmo à amigos e parentes.

Permanecemos a inteira disposição,

Atenciosamente,

Nelson LRC Bastos – site www.automoveldicas.com.br

Agradecimento

Prezados Senhores,

Muito obrigado pela matéria enviada. É muito boa.

Eu soube a vossa existência via Internet.

Mais uma vêz, grato.

Carlos Formanek